terça-feira, 27 de setembro de 2011

29 de Setembro - Nhoque da Fortuna

Programação 29 de Setembro!

Dia no Nhoque da Fortuna!!

A lenda mais difundida sobre o nascimento da magia remete a algum vilarejo na velha Itália, terra natal do prato. Com diferentes variações, a maioria conta que São Pantaleão, um missionário vestido de andarilho, chegou a essa pequena vila, num dia 29, e bateu na porta de uma simplória casa. Um casal de velhinhos (às vezes transcritos como um povoado inteiro), mesmo desconfiado pela chegada repentina do andarilho, recepcionou-o e serviu o único alimento que havia na dispensa: nhoque, dividido em sete unidades para cada. Nas diferentes conclusões, uma delas conta que ao retirar a mesa, logo após a saída do missionário da casa, os velhinhos encontraram moedas de ouro embaixo do prato.

Outra vertente registra que São Pantaleão, algum tempo depois do ocorrido, voltou à casa dos velhinhos e contou que após comer aquele prato sua vida tinha melhorado muito.

No caso da passagem onde o missionário foi recepcionado por todo povoado, ele, depois de ter saboreado de pé o prato de nhoque, pediu para que eles sempre se reunissem todo dia 29 daquela forma para trazer sorte e prosperidade e foi o que aconteceu. A vila prosperou e a tradição continuou a ser praticada mês a mês.
Os incrédulos afirmam que a tradição surgiu na América do Sul como estratégia de alguns restaurantes que necessitavam aumentar a clientela.

No Brasil

Vários restaurantes brasileiros servem o Nhoque da Sorte todo dia 29. O prato também causa divergências quando o assunto é quem foi o pioneiro a introduzir a simpatia no país. Laura Giarelli, fundadora do restaurante La Bettola, garante que trouxe a tradição da Argentina e a partir de 1979 começou a praticar a simpatia em seu estabelecimento. A empresária Mary Nigri, dona do Quattrino, também diz ser a pioneira do Nhoque da Sorte, apesar de servi-lo há apenas 13 anos. Até a atriz global Regina Casé já reivindicou as honras para sua mãe, na época em que a atriz fazia parte da companhia teatral "Asdrúbal Trouxe o Trombone". Disse ela que seus companheiros eram tão durangos que a mãe da moça todo dia 29 repetia a mesma tradição para tentar trazer fortuna aos maltrapilhos.

A Simpatia

No dia 29 de cada mês, deve-se colocar uma nota de dinheiro embaixo do prato de nhoque. Muitos dão preferência ao dólar, já que é uma moeda mais forte e segura (será ???). Coma sete bolinhas do nhoque de pé e faça um pedido (A nota deve ser guardada até o dia 29 do mês seguinte). Depois sente-se e coma o restante do banquete.

Por Marco Bezzi



No Som! Atração INÉDITA!!!

Trio Kyodushin -
É um projeto instrumental que se baseia fundamentalmente no policrômatismo sonóro, privilegiando os timbres, além da apurada escolha do repertório, temas de jazz e de musica brasileira, de fácil reconhecimento, mas com uma releitura contemporânea e inusitada.
O percussionista Antonio Panda Gianfratti, com uma história de mais de 40 anos, acompanhado de dois músicos: Mauricio Biazzi – contrabaixo acústico e  Fabiano de Castro – piano concebeu o Trio Kyodushin para poder aplicar dentro da musica popular toda a gama de conhecimentos que adquiriu na musica contemporânea a partir do visual do seu set de percussão, e a grande variedade de sons que produz, ao se ver e ouvir o Trio, de cara destaca-se o exotismo e a originalidade dos resultados musicais alcançados,levando o publico a um feedback e uma ponte entre a emoção da lembrança e a modernidade dos tempos atuais.

Valor do couvert artístico R$ 15,00
Jantar (R$ 28,00) somente com reserva até quinta-feira 17h
Horários: a partir das 20:30

***** Pagamento somente com cheque ou dinheiro*****

Aguardamos vocês!

Abraços
Equipe Restaurateur.


Nenhum comentário: