terça-feira, 4 de outubro de 2011

Programação 06/10

Esta quinta-feira teremos um prato bem estilo confort food, pelo menos pra mim que sempre tive a sorte de poder ter este saboroso prato na minha casa.

Sobrecoxa de Frango ao molho curry com purê de batata cremoso.
(para jantar é necessário fazer reserva até quinta-feira 17h)

A história do curry nos remete a um passado muito distante, há evidências que o tempero possa ter sido utilizado na Mesopotâmia em 1700 aC, onde descobertas arqueológicas perto da Babilônia, revelaram escritos da mais antiga receita de carne com molho picante e pão. Existem registros do uso de curry desde a Inglaterra medieval, onde foi escrito no primeiro livro sobre culinária da realeza inglesa. Nessa época a revolução gastronômica teria acontecido quando cozinheiros da realeza utilizavam temperos semelhantes aos indianos. Historiadores acreditam ser daí o início da expressão curry que vem do inglês arcaico cury derivado da forma francesa cuire que significa cozinhar.


Muitas pessoas associam o curry apenas ao charme da cozinha indiana, apesar de sua origem, provavelmente ser indiana, tal especiaria também foi encontrada em vários países orientais como Sri Lanka, Myanmar (Birmânia), Tailândia, Malásia e Indonésia e atualmente é utilizada em quase todos países ao redor do mundo.

O curry é uma mescla de vários condimentos com sabor picante, adocicado e de cor dourada. Os componentes variam de acordo com a região em que é produzido, mas normalmente são compostos com as seguintes especiarias: açafrão-da-índia ,cardamomo, coentro, gengibre, cravo, canela em rama, cominho, semente de erva-doce, feno-grego, noz-moscada, pimentas preta, vermelha e dedo-de-moça, sementes de papoula, gergelim, tamarindo, coentro em grãos e cúrcuma. Inicialmente o curry servia para temperar exclusivamente o arroz, mas actualmente é usado para a confecção de inúmeras receitas, como o frango de caril, etc.

Curiosamente a palavra curry tem significado diferente na Índia, onde se refere a um molho ou até mesmo um ensopado. Segundo a indiana Camellia Panjabi chefe de cozinha e dona de um império gastronômico, que inclui uma das mais importantes redes de comida indiana em Londres (a rede Masala Zone), em um relato no seu livro “Os 50 melhores currys da Índia” a palavra curry, atualmente, quer dizer apenas molho.

(Wikipedia e Companheiros do Verde)

No som, de volta ao Restaurateur....

PROJETO ETNIAS (Este nome super combina com curry, não é mesmo?)

Instrumental autoral de Paulo Putini compositor e contrabaixista com histórico nacional e internacional, traduz sua experiência neste inusitado trabalho, no qual melodias, timbres, texturas se misturam a ritmos, harmonias com um sincretismo de elementos nordestinos, africanos, espanhóis, culminando um uma sonoridade própria e original.

Músicos convidados: Marcelo Kurchal (guitarra e viola caipira) e Panda Gianfratti percursão contemporânea.


Data: 06/10/11
Hora: A partir das 20h30
Entrada: R$ 20,00
Valor do Jantar: R$ 30,00 (somente com reserva - 11 9900-7110)

***** Pagamento somente com cheque ou dinheiro*****

Esperamos por vocês!

Abraços
Equipe Restaurateur.






Nenhum comentário: